sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atividade 1.1: Quem sou eu?

ATIVIDADE 1.1
Quem sou como professor e aprendiz

            Pedagoga, professora do Ensino Fundamental, aberta a novos conhecimentos e desafios, exercendo diferentes funções nos diferentes níveis e modalidades do ensino. Assim resumo a minha experiência profissional.
            Busco sempre atender às expectativas da instituição onde trabalho, dos alunos e também as minhas expectativas. Nesta busca, ocorre o que há de mais rico e prazeroso: a aquisição do conhecimento.
            Procuro ler, pesquisar, trocar informações e experiências com os colegas e alunos. E é aí que ocorre o aprendizado.
            Enquanto professora, valorizo o conhecimento que meus alunos já têm e incentivo-os a descobrirem novas possibilidades. Diante da diversidade de cultura e pensamento, da forma como cada um se vê, se sente e se expressa na sociedade, no contexto escolar, na sala de aula, é possível enriquecer e ampliar as oportunidades de aprendizagem.
Preocupo-me em proporcionar momentos de aprendizagem aos alunos, utilizando metodologias e recursos diferenciados. Para isso, há necessidade de estar em permanente estudo e aperfeiçoamento. Gosto muito de estudar; o faço com prazer, mas às vezes disponho de pouco tempo para dedicar aos estudos, o tanto quanto gostaria.
Parafraseando o escritor Guimarães Rosa, "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". Ser educador é estar sempre buscando algo novo, algo a mais que possa aperfeiçoar nossa prática educativa. E o faço, a partir da reflexão do meu trabalho, dos resultados alcançados, das necessidades que surgem durante o período letivo.
A sociedade está se transformando numa rapidez que, às vezes, ficamos “tontos” diante de tantas mudanças e, se não estivermos dispostos a acompanhá-las, ficaremos para trás. Há a necessidade de investir em recursos e metodologias inovadoras que possibilitem a construção do conhecimento de forma a atender as expectativas e necessidades desta “nova sociedade”.
"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se
ensina e como se aprende"
(César Coll).

Nenhum comentário:

Postar um comentário