sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atividade 1.3: Educação e Tecnologia

 
            Em sua entrevista sobre educação e tecnologia, o Prof. Dr. Ladislau Dowbor (2001) afirma que “...é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora do conhecimento”.
            Analisando a entrevista e, principalmente este trecho, conclui-se que o surgimento de novas tecnologias, exige da escola uma reflexão sobre o currículo e as metodologias do ensino.  Há um grande volume de informações que se renova em pouco tempo; os meios de comunicação são  importantes fontes destas informações e a escola não consegue absorver e “repassar” em tempo real.  Há o aumento da necessidade de aquisição de novos conhecimentos, novos processos e uso de novas tecnologias no mercado de trabalho.
Portanto, cabe à escola promover a re-qualificação de seus profissionais, expandir e redirecionar o ensino, articular o espaço para a produção do conhecimento e usar a tecnologia de forma a contribuir para a aprendizagem de seus educandos, possibilitando a aquisição da autonomia e do “aprender a aprender”.
  É importante ter ciência de quais recursos usar e como usar, e selecionar   informações significativas que atendam às demandas da sociedade, pois os estudantes serão futuramente, ou simultaneamente, cidadãos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário