sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atividade 1.2: Registrando a própria história

ATIVIDADE 1.2: Registrando a própria história

O uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) está cada vez mais amplo. Mesmo aqueles que não dispõem de condição financeira para aquisição destes recursos, têm acesso a eles, seja na casa de um conhecido, seja em lan house ou outro. Não seria essa a necessidade primeira da maioria das famílias brasileiras, mas podemos perceber claramente a necessidade de conhecer e saber utilizar esses instrumentos.
Os recursos tecnológicos podem contribuir para a educação, pois, além de tornar mais “próximos os distantes”, através das redes sociais da internet, proporciona ao aluno a aquisição de informações e a construção do conhecimento de forma lúdica, prazerosa, interativa e em tempo real. A tecnologia possibilita uma forma diferente de ensinar, autonomia para “aprender a aprender” e abre um “leque” de opções para professores e alunos. Portanto, a apropriação da escola por estes recursos torna-se imprescindível.
Lançar mão dos recursos tecnológicos como instrumentos de trabalho na sala de aula implica conhecer e saber usar estes recursos de forma a atender os objetivos da aula. Há então, a necessidade de um planejamento com objetivos bem definidos. 
Faz-se necessário que a escola reflita sobre o que deseja alcançar enquanto instituição educacional, e invista na formação dos educadores no que diz respeito ao uso adequado das TICs, sua contribuição para a educação e como explorar de forma eficiente os recursos oferecidos.
“A tecnologia só é tecnologia para quem nasceu antes dela ter sido inventada” (Alan Kay).







           

Nenhum comentário:

Postar um comentário