terça-feira, 4 de setembro de 2012

Atividade 1.5: Conhecendo uma Experiência


TEMA: Criando uma linha do tempo com o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação)



AUTOR: Roberto Flávio Gomes de Lima

LOCAL: Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira – Natal - RN

DATA: 20/12/2009

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental final e Ensino Médio

 

Disciplina: História
Tema: Criando uma Linha do Tempo com o auxílio das TICs
Recursos Tecnológicos
Conteúdos
Oportunidades de Ensino
- Computador com acesso à internet e editor de slids.
 
- Notebook e projetor multimídia.
- O homem enquanto sujeito histórico.
 
- O tempo: transformações e mentalidades.
 
- Ritmos de tempo.
 
- Tempo cronológico.
 
- Memória.
 
- Tempo de duração.
 
- Calendário.
- Desenvolver o senso crítico.
- Estimular a criatividade.
- Produzir sua própria Linha do Tempo.
- Aprender a navegar pela internet e a pesquisar por meio de sites de busca.
- Localizar informações em um texto.
- Reconhecer-se como sujeito e agente histórico.
- Conhecer várias formas gráficas para criar uma linha do tempo.
 

 
ANÁLISE:

           O tema “criando uma linha do tempo” foi desenvolvido em duas aulas de 50 minutos, com o objetivo de resgatar a importância do indivíduo como sujeito e agente histórico, a partir da construção, por parte do aluno, da sua própria linha do tempo e, paralelamente, a linha do tempo de acontecimentos históricos na sociedade, no país, no mundo...

Dessa forma, o aluno sentir-se-à parte da história ao perceber que, enquanto ocorriam fatos em sua vida, ocorriam também em outros lugares e em outras sociedades, e que o presente é o resultado dos acontecimentos do passado. 

DESCRIÇÃO:
 
  • Após sondagem e exploração do conhecimento prévio dos alunos a respeito das noções básicas sobre o conceito de tempo histórico e tempo cronológico, assim como, relacioná-lo com os períodos de tempo de curta, média e longa duração, o professor deverá levar a turma para o laboratório de informática, onde se utilizará de uma apresentação em PowerPoint para introduzir as noções relativas à pesquisa sobre a linha do tempo que será produzida pela turma.
·         Orientar os alunos a criarem a própria linha do tempo de sua vida, começando pelo seu nascimento ao momento atual, enumerando os acontecimentos que ele considera como relevantes até aquele dado momento.

·         Apresentar para a turma os diferentes modelos de uma linha de tempo: tradicional, ascendente, decrescente, vertical, espiral, circular, zigue-zague, árvore genealógica e outros. Explicar que não existe um único padrão para a representação gráfica de uma linha de tempo. Ela pode ser apresentada horizontalmente, verticalmente, em espiral, ou seja, varia mais de acordo com o estilo estético ou de acordo com o espaço (ou ao público) destinado a produção da mesma.

·         Pedir para que cada um represente graficamente essa linha de tempo e lançar o seguinte desafio: para cada data (mês ou ano) destacada por você, faremos uma pesquisa on-line sobre os acontecimentos históricos de nossa cidade, estado, país ou mundo, ocorridos naquele exato período.

·         Fazer a apresentação dos trabalhos por meio do PowerPoint ou de outro programa similar.

AVALIAÇÃO:

·         Observar o desempenho individual do aluno durante o processo de pesquisa e apresentação da atividade, (competências desenvolvidas e principais dificuldades), relativas ao domínio do assunto e à instrumentalização digital da tarefa.

OBSERVAÇÕES:

·         A atividade desenvolvida é adequada para a o nível de ensino e atende aos objetivos propostos.

·         Para que se efetive a atividade de forma satisfatória, é necessário que o aluno tenha um conhecimento prévio de como realizar pesquisa na internet e saiba usar as ferramentas adequadas à elaboração da linha do tempo e sua apresentação no power point (ou similar). Caso contrário, o número de aulas será insuficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário