terça-feira, 18 de setembro de 2012

ATIVIDADE 2.3: Conceituando Hipertexto


Entende-se por hipertexto como sendo um texto em formato digital, em que uma informação ou citação nele contida, nos leva a informações detalhadas e complementares sobre o assunto abordado, por meio de textos, palavras, imagens ou sons, acessados através das referências destacadas no “corpo” do texto, os chamados hiperlinks ou links.

Os links, contidos nos hipertextos, fazem a ligação de um texto com outros textos, abrindo uma nova página para navegação, relacionados ao conteúdo apresentado no hipertexto; ou seja, podemos dizer que hipertexto é um texto dentro de outro texto.

Ao navegar pelos hipertextos e acessar os variados links neles contidos, abre-se um “leque” de possibilidades de pesquisa e aprendizado, através dos quais pode-se compreender melhor o que se quer pesquisar e ampliar os conceitos e conhecimentos acerca de determinado conteúdo.

Hipertexto, atualmente, é o texto disponibilizado pelas redes de computadores, composto por nós e conexões, que podem ser acessados aleatoriamente desde qualquer máquina (computador) e por qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo e simultaneamente.

As características próprias do hipertexto e as novas relações entre autor e leitor que este sistema está introduzindo, estão transformando radicalmente a comunicação. “O hipertexto será capaz de, num futuro não muito distante, sedimentar uma nova forma de literatura” (Landow, 1997; Murray, 1997; Bolter, 1991). No cenário atual, podemos vislumbrar alguns elementos básicos, tais como:

    • a escrita e a leitura não-seqüencial;
    • a interatividade possibilitada pelo meio digital;
    • a existência de elos de ligação (links) – textuais ou não.

Como observou Michael Joyce (1998), enquanto que o texto impresso permanece igual, uma vez que é concebido, o hipertexto substitui-se a si mesmo. A cada novo clique do mouse sobre determinado link, abre-se uma nova janela, tela na qual estará uma outra parte do texto virtual. Segundo Joyce, "com o texto eletrônico, sempre estamos pintando, cada tela destrói a anterior e o substitui por ela mesma. A sombra de cada letra morta proporciona a forma vivente do que o substitui" (Joyce, 1998, p. 284).

 

Fonte: http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/longhi/hipertexto.htm


           http://www.wikipedia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário