PESQUISANDO
SOBRE O TRABALHO POR PROJETOS
1 – Tema: Juro que vi – pérolas do nosso folclore
2 – Autora: Grace Luciana Pereira (São Paulo – SP –
Universidade de São Paulo)
3 – Nível e modalidade de ensino: fundamental inicial
4 – Conteúdos curriculares:
- Língua oral:
gêneros discursivos
- Análise e reflexão
sobre a língua
- Língua escrita:
prática de produção de textos
5 – Número de alunos: não mencionado
6 – Número de professores: não mencionado
7 – Tecnologias e mídias utilizadas:
- Netbook com editor
de texto, editor de áudio, software Tux Paint
- CD
- Microfone
- Projetor de multimídia
- Dicionário virtual
- Vídeos do You Tube
8 – Duração: 08 aulas
9 – Atitudes dos alunos:
- Pesquisar com os
familiares, histórias do folclore brasileiro e gravar a entrevista.
- Digitalizar as
histórias resultantes da pesquisa e ilustrá-las, utilizando o software Tux
Paint.
- Assistir vídeos com
outras histórias folclóricas e compará-las às histórias contadas por seus
familiares (recursos de animação).
- Criar uma capa para
o livro (digital) de histórias folclóricas, produzido pela turma.
- Divulgar o livro
digital na comunidade.
10 – Avaliação: elaborar um portfólio de cada aluno e registrar seu desempenho quanto a:
- Autonomia em
relação à pesquisa
- Transcrição dos
dados
- Elaboração textual
- Análise ortográfica
- Trabalho em grupo
- Comunicação através
de imagem
11 - Observações:
O
projeto utilizou de recursos diversificados para a realização das atividades,
possibilitou comparar os efeitos da língua falada e escrita sem e com
animações; possibilitou conhecer as diferentes formas de expressão do folclore
brasileiro e as diferentes formas de registro gráfico.
Fonte da pesquisa:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32105
Parabéns pelo seu blog, está ótimo, continue postando.
ResponderExcluir