terça-feira, 4 de setembro de 2012

Atividade 1.7: Trabalho por Projetos


PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETOS

 

1 – Tema: Juro que vi – pérolas do nosso folclore

2 – Autora: Grace Luciana Pereira (São Paulo – SP – Universidade de São Paulo)

3 – Nível e modalidade de ensino: fundamental inicial

4 – Conteúdos curriculares:

  • Língua oral: gêneros discursivos
  • Análise e reflexão sobre a língua
  • Língua escrita: prática de produção de textos

5 – Número de alunos: não mencionado

6 – Número de professores: não mencionado

7 – Tecnologias e mídias utilizadas:

  • Netbook com editor de texto, editor de áudio, software Tux Paint
  • CD
  • Microfone
  • Projetor de multimídia
  • Dicionário virtual
  • Vídeos do You Tube

8 – Duração: 08 aulas

9 – Atitudes dos alunos:

  • Pesquisar com os familiares, histórias do folclore brasileiro e gravar a entrevista.
  • Digitalizar as histórias resultantes da pesquisa e ilustrá-las, utilizando o software Tux Paint.
  • Assistir vídeos com outras histórias folclóricas e compará-las às histórias contadas por seus familiares (recursos de animação).
  • Criar uma capa para o livro (digital) de histórias folclóricas, produzido pela turma.
  • Divulgar o livro digital na comunidade.

10 – Avaliação: elaborar um portfólio de cada aluno e registrar seu desempenho quanto a:

  • Autonomia em relação à pesquisa
  • Transcrição dos dados
  • Elaboração textual
  • Análise ortográfica
  • Trabalho em grupo
  • Comunicação através de imagem

11 - Observações:

O projeto utilizou de recursos diversificados para a realização das atividades, possibilitou comparar os efeitos da língua falada e escrita sem e com animações; possibilitou conhecer as diferentes formas de expressão do folclore brasileiro e as diferentes formas de registro gráfico.

Fonte da pesquisa: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32105

Um comentário: