quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Atividade 2.6: Planejando Atividades com Hipertextos


ESCOLA: Municipal Padre Bertollo

ANO: 7º ano

DISCIPLINA/ ASSUNTO: História: As primeiras civilizações da América

PROFESSORES: Fábio Renner / Wilma Luna

 

1- Objetivos:

  • Conhecer as características das primeiras civilizações da América;
  • Comparar as diferentes culturas, religiões e o modo de viver em sociedade dos povos maias, astecas e incas;
  • Identificar heranças deixadas por essas civilizações para a sociedade atual;
  • Aprender a utilizar recursos multimídia para a realização de trabalhos escolares;
  • Utilizar hipertextos como fonte de pesquisa e conhecimento;
  • Desenvolver habilidades no trato com as informações e na utilização de recursos visuais para a apresentação dos trabalhos, a oralidade e a argumentação.

 

2 - Recursos: livros didáticos, computadores com acesso à internet, projetor multimídia.

 

3 - Módulo/Aula: 3 aulas de 60mim.

 

4- Metodologia: aula expositiva pelo professor da disciplina, pesquisa na internet, síntese do assunto pesquisado, elaboração de slides referentes ao assunto e apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos utilizando projetor multimídia.

 

5- Desenvolvimento:

            O assunto “As primeiras civilizações da América” será introduzido na sala de aula pelo professor que deverá explorar, junto aos alunos, todas as informações a que tem acesso, através de conversa informal, aula expositiva e o auxílio do livro didático.

            Dando prosseguimento, os alunos serão organizados em duplas e/ ou trios (dependendo do número de alunos na turma) para desenvolver um trabalho no laboratório de informática, onde cada grupo pesquisará sobre um tema específico, como por exemplo: economia maia, religião asteca, forma de governo inca etc.

Para a realização da pesquisa utilizar-se-á o site de busca “google” onde o tema principal será: As primeiras civilizações da América. Partindo desse tema geral, os alunos deverão buscar, através dos hiperlinks que surgirão, o tema específico, objeto da pesquisa.

            Após a leitura e compreensão dos hipertextos, será realizada uma análise das informações, observando sua relevância.

            Em seguida, os alunos utilizarão o programa S IMPRESS (apresentação eletrônica) para elaboração de slides contendo as informações mais importantes que atendam aos objetivos do trabalho, seguidas de imagens e recursos audiovisuais. Após a conclusão dos trabalhos, os mesmos serão salvos em pen drive ou CD/DVD para apresentação na sala de aula utilizando projetor multimídia.

 

6- Avaliação:

            A avaliação se dará mediante observação dos professores e comentários dos alunos durante a realização das atividades, detectando as facilidades e dificuldades encontradas, análise do resultado final observando os slides (conteúdo, recursos utilizados, estética etc), apresentação dos alunos e em forma de depoimentos após a conclusão dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário