segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Atividade 3.6: Usando Mídias Digitais


  1. ASSUNTO: Figuras Geométricas

  1. MODALIDADE: Ensino Fundamental 1

  1. JUSTIFICATIVA:


Partindo do pressuposto de que as mídias digitais são recursos que permitem a interação com o conteúdo a ser apreendido, possibilitam a aquisição da autonomia e despertam o interesse dos educandos, é que se propõe este trabalho. Com a utilização de recursos digitais como vídeos e jogos, realizar-se-ão atividades para maior compreensão e conhecimento a respeito das figuras geométricas. Figuras estas que fazem parte do nosso cotidiano e que, combinadas entre si dão origem a novas formas presentes nos objetos, na arquitetura, na arte, no ambiente...
 


  1. OBJETIVOS:

·         Despertar a atenção e o interesse pelo conteúdo;

·         Conhecer as figuras geométricas;

·         Perceber a presença das formas geométricas nos objetos e na arquitetura, dentre outros;

·         Observar como as formas geométricas relacionadas entre si dão origem a novas formas;

·         Reproduzir figuras geométricas;

·         Criar formas diversificadas usando figuras geométricas.

 

  1. RECURSOS:

·         Laboratório de Informática com acesso à internet ou programa movie maker, e jogo do tangran;

·         Projetor multimídia ou TV

·         Papel A4 branco e colorido

·         Impressora

 

  1. DESENVOLVIMENTO:


- Apresentar aos alunos, utilizando o projetor multimídia ou TV, o vídeo “Os Cinco Amigos”, (texto de Giovana Bolsoni), usando o programa movie maker ou o site you tube  http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw. 

- Analisar o vídeo destacando as informações que vêm ao encontro dos objetivos pretendidos.

- Realizar brinquedos e brincadeiras que envolvam as figuras geométricas.

- Contar a história do tangran e criar diferentes figuras utilizando as formas geométricas deste jogo, no computador.

- Criar, em papel A4 (branco e colorido), outras figuas e formas utilizando as peças do tangran;

- Confeccionar um livro representando a história do vídeo, com figuras recortadas no papel A4 colorido.

 

  1. AVALIAÇÃO:

A avaliação far-se-á mediante a participação dos alunos observando seu interesse, envolvimento, facilidades e dificuldades apresentadas durante a realização da atividade, análise do resultado do trabalho e depoimentos dos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Boa noite! Meu nome é Rodolfo e sou estudante da Puc-Campinas.Adorei seu trabalho envolvendo novas formas de ensino usando TIC(s)!Tomei a liberdade de apresentar esse video em meu trabalho de Educaçao,cultura e Sociedade,passando é claro o endereço do seu blog e citando a fonte.Muito obrigado por realizar esse trabalho,que melhorando e inova os métodos didáticos!

    ResponderExcluir