quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Atividade 2.7: Registro Digital da Experiência Planejada


DISCIPLINA/ ASSUNTO: História / As primeiras civilizações da América

PROFESSORES: Fábio Renner / Wilma Luna

ANO: 7º ano

 

            O tema “As primeiras civilizações da América”, foi tratado na sala de aula onde foram exploradas junto aos alunos, todas as informações a que têm acesso, através de conversa informal, aula expositiva e o auxílio do livro didático.        

            Após, os alunos foram para o laboratório de informática para realizar uma pesquisa na internet para complementar os conhecimentos já adquiridos. A maioria deles já tinha um conhecimento básico de como acessar a internet e como utilizar o site de busca “google”.

            Partindo do tema geral “as primeiras civilizações da América”, pôde-se observar a presença dos hiperlinks ao longo da pesquisa realizada, os quais, ao serem acessados, possibilitaram encontrar novas informações até chegar ao tema específico proposto para cada grupo de trabalho.

            Acessar a internet e entrar no site de busca foi tarefa fácil para a turma, apesar de o carregamento da página ser lento e alguns alunos ficarem impacientes. Clicar nos hiperlinks e entender sua utilidade, também não foi difícil. O desafio ao realizar a atividade de pesquisa foi compreender os textos e selecionar as informações relevantes que vinham de encontro aos objetivos do trabalho. Neste momento a interferência dos professores foi fundamental para uma releitura do assunto pesquisado. A quantidade e variedade dos hiperlinks fez com que alguns alunos “se perdessem” ao longo do trabalho.

            Dando sequência, as informações selecionadas foram organizadas em tópicos registrados em slides utilizando o programa de apresentação eletrônica S IMPRESS, seguidas de imagens. Nesta etapa, fez-se necessário o atendimento individualizado. Alguns alunos já tinham noção do trabalho com slides, mas no Power Point e não no S impress. Outros, a maioria, ainda não havia feito atividade semelhante.  

Os trabalhos foram salvos em pen drive para apresentação na sala de aula utilizando projetor multimídia.

            A metodologia utilizada despertou o interesse dos alunos para a realização da atividade. Os alunos sentiram-se importantes ao apresentar um trabalho considerado como sendo “suas próprias produções”. Houve um bom aproveitamento da turma em relação ao conteúdo e ao uso das ferramentas e dos recursos digitais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário