DISCIPLINA/ ASSUNTO: História / As primeiras civilizações da
América
PROFESSORES: Fábio Renner / Wilma Luna
ANO: 7º ano
O
tema “As primeiras civilizações da América”, foi tratado na sala de aula onde
foram exploradas junto aos alunos, todas as informações a que têm acesso,
através de conversa informal, aula expositiva e o auxílio do livro didático.
Após,
os alunos foram para o laboratório de informática para realizar uma pesquisa na
internet para complementar os conhecimentos já adquiridos. A maioria deles já
tinha um conhecimento básico de como acessar a internet e como utilizar o site
de busca “google”.
Partindo
do tema geral “as primeiras civilizações da América”, pôde-se observar a
presença dos hiperlinks ao longo da pesquisa realizada, os quais, ao serem
acessados, possibilitaram encontrar novas informações até chegar ao tema
específico proposto para cada grupo de trabalho.
Acessar
a internet e entrar no site de busca foi tarefa fácil para a turma, apesar de o
carregamento da página ser lento e alguns alunos ficarem impacientes. Clicar
nos hiperlinks e entender sua utilidade, também não foi difícil. O desafio ao realizar
a atividade de pesquisa foi compreender os textos e selecionar as informações
relevantes que vinham de encontro aos objetivos do trabalho. Neste momento a
interferência dos professores foi fundamental para uma releitura do assunto
pesquisado. A quantidade e variedade dos hiperlinks fez com que alguns alunos
“se perdessem” ao longo do trabalho.
Dando
sequência, as informações selecionadas foram organizadas em tópicos registrados
em slides utilizando o programa de apresentação eletrônica S IMPRESS, seguidas
de imagens. Nesta etapa, fez-se necessário o atendimento individualizado.
Alguns alunos já tinham noção do trabalho com slides, mas no Power Point e não
no S impress. Outros, a maioria, ainda não havia feito atividade semelhante.
Os trabalhos
foram salvos em pen drive para apresentação na sala de aula utilizando projetor
multimídia.
A
metodologia utilizada despertou o interesse dos alunos para a realização da
atividade. Os alunos sentiram-se importantes ao apresentar um trabalho
considerado como sendo “suas próprias produções”. Houve um bom aproveitamento
da turma em relação ao conteúdo e ao uso das ferramentas e dos recursos
digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário